Biografias

Complementares



ADLER, Guido
Nasceu em 1o de novembro de 1855 em Eibenschütz, e faleceu em Viena em 15 de fevereiro de 1941.
Musicólogo austríaco. Como professor da Universidade de Viena fundou um Instituto para História da Música, o qual dirigiu até a sua aposentadoria em 1927.
Esse Instituto possui uma biblioteca vastíssima e uma coleção completa de instrumentos, e devido ao seu alto nível tornou-se modelo para instituições semelhantes. Inúmeros alunos de Adler e dessa instituição distinguem-se tanto como compositores quanto musicólogos. Esta lista inclui Anton Webern, Nettl, Geiringer e outros. Na organização de seus trabalhos sempre se mostrou um vanguardista. Ao editar um concerto de Monn (1717 – 1750) para violoncelo, contratou Arnold Schoenberg – um músico moderno – para escrever a parte do contínuo e não um historiador ou musicólogo. Alguns de seus livros ocupam um espaço importante na literatura, assim como na pesquisa de história da música:
-Richard Wagner (1904)
-Josef Haydn (1909)
Der Stil in der Musik (1912)
-Gustav Mahler (1916)
Methode der Musik Wissenchaft (1919)
Wollen und Wirken: aus dem Leben eines Musik – historikers (1935)

ADLER, Stella
Nasceu em Nova Iorque em 1901. Atriz, diretora e professora, fazia parte do Grupo de Teatro juntamente com Sylvia Sidney, Clifford Odets e Elia Kazan. Esta companhia de teatro experimental se inspirava nas idéias de Konstantin Stanislawski.
Em 1949 fundou a Escola de Teatro Stella Adler, espaço onde os jovens atores podiam trabalhar, estudar e representar.

BOULEZ, Pierre
Compositor e regente francês. Sua primeira obra reconhecida publicamente foi Le Marteau sans maître (1954, revisada em 1957); obras recentes incluem Répons (1981-86). Foi regente da New York Philarmonic Orchestra ( de 1971 a 1978). É responsável pelo IRCAM – Institut de recherche et cordination acoustique/musique – do Centro Georges Pompidou de Paris, França.

BUSONI, Ferruccio
Nasceu em 1866 e faleceu em 1924.
Pianista italiano, defensor da música moderna, apresentou inúmeras obras em primeira audição com a Orquestra Filarmônica de Berlim. Compositor de várias obras para piano, músicas de câmara e orquestra assim como várias óperas entre elas Die Brautwahl (1912), Arlecchino (1917) e Turandot (1917). Entretanto, considerava todas as suas últimas obras como estudos para sua ópera Doktor Faust, que deixou inacabada. Nos últimos quatro anos de sua vida lecionou composição na Akademie der Künste em Berlim. Entre seus inúmeros alunos pode-se citar Edward Steuermann, Kurt Weill, Vladimir Vogel, Edwin Fischer.

COWELL, Henry
Pianista e compositor americano, nasceu em 1897 e faleceu em 1965.
Incansável explorador e inventor musical, Cowell nasceu em Menlo Park, na Califórinia, onde cresceu rodeado por uma enorme variedade de tradições musicais orientais, pela tradição folclórica escocesa de seu pai e pelas melodias populares do meio oeste de sua mãe. Começou sua educação formal aos 16 anos com Charles Seeger na Universidade da Califórnia. Seus estudos se focalizaram nas culturas musicais mundiais. Seu uso de sons materiais variados, procedimentos experimentais e um rico leque de opções constituídos por influências folclóricas revolucionaram a música americana, e popularizaram acima de tudo o “cluster” como um elemento no desenho composicional. Lecionou na New School for Social Research e na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e no Peabody Conservatory em Baltimore, Maryland.
Foi professor de John Cage, Lou Harrison e George Gershwin.

CRAFT, Robert
Regente, ocupa atualmente um lugar importantíssimo no mundo musical. Em 1947, ainda estudante da Juilliard School, escreveu a Igor Stravinsky pedindo-lhe uma cópia de sua Sinfonia para Instrumentos de Sopro, a fim de apresentá-la ainda naquele ano num concerto no Town Hall. Stravinsky não só aceitou como se propôs a reger e dividir o programa com Craft. Este foi o início de uma colaboração que se estendeu durante muitos anos. Craft tem regido as maiores orquestras americanas, assim como as da Europa, Rússia, Austrália, Coréia, México e América do Sul. Ganhou duas vezes o Grand Prix du Disque e o Edison Prize por suas gravações de Varèse e Stravinsky. Gravou as obras completas de Webern e sete álbuns da música de Schoenberg. Suas gravações de música barroca, Monteverdi, Gesualdo, Schutz e Bach são consideradas de altíssimo nível.

DAHL, Ingolf
Nasceu em 1912 e faleceu em 1970.
Compositor e professor trouxe, assim como Ernst Krenek, a tradição do ensino de Arnold Schoenberg para as escolas de música e universidades americanas.

DESSAU, Paul
Nasceu em 1894 e faleceu em 1979.
Compositor, foi diretor teatral em Hamburgo, Colonia, Mainz e Berlim. Em 1933 imigrou para os Estados Unidos, retornando a Berlim apenas após o término da 2a Guerra Mundial em 1948.
Compositor e regente alemão, trabalhou como regente em Colonia de 1919 a 1923, tendo-se mudado para Berlim onde viveu de 1925 a 1933. Extremamente comprometido com o socialismo, imigrou para os Estados Unidos onde colaborou com Bertold Brecht em obras como “Mãe Coragem e Seus Filhos” (1941) e “As Mulheres de Setzuan” (1943), compondo a parte musical. Depois da 2a Guerra voltou para a Alemanha Oriental onde continuou sua colaboração com Brecht.
Em suas obras posteriores pode-se citar a ópera “Einstein”, de 1971.

DEUTSCH, Max
Nasceu em 1892 e faleceu em 1982.
Discípulo de Arnold Schoenberg, desenvolveu sua vida musical num século repleto de acontecimentos políticos: a Guerra de 14 a 18, a Revolução de Outubro, o fascismo, a Guerra Civil Espanhola, a 2a Guerra Mundial. Max Deutsch foi um dos últimos músicos a transmitir diretamente sua herança musical. Acompanhou Schoenberg de Viena a Amsterdã e a Berlim, e mais tarde, após a guerra, permaneceu em Paris trabalhando como pianista de um café – concerto. Desde essa época até o final de sua vida nunca parou de dar aulas, ensinando a jovens alunos que vinham do mundo inteiro. Seqüências musicais das quais algumas ainda não foram publicadas, filmes rodados em várias cidades em que viveu, acompanham a história deste homem cujos mestres foram Arnold Schoenberg e a 1a Guerra Mundial.

FREUNDLICH, Irwin
Pianista, aluno de Edward Steuermann, assim como sua esposa Lillian, foi coordenador do departamento de piano da Juilliard School na década de 70. Publicou o livro Music for the Piano com James Friskin.

FREUNDLICH, Lillian
Casada com Irwin Freundlich, pianista, nasceu em Cleveland, Ohio, estudou na Juilliard School Alexander Siloti, que havia sido aluno de Liszt. Posteriormente trabalhou com Josef e Rosina Lhevine e Edward Steuermann. Estreou em 1941 em Nova Iorque. Excursionou pelos Estados Unidos, tanto em recitais solo como em duo com seu marido Irwin Freundlich. Como professora, deu aulas em Oberlin e nos cursos de verão da Juilliard School e em North Carolina School of Arts, assim como particularmente em Nova Iorque.
Aposentou-se como professora do Peabody Piano Faculty. Lillian Freundlich faleceu em junho de 2001.

GIELEN, Michael
Regente, pianista e compositor nasceu em 1927 em Dresden, Alemanha e em 1940 imigrou para a Argentina com sua família. Seu pai foi diretor do Burgtheater de Viena e seu tio o pianista Edward Steuermann.
Gielen estudou em Buenos Aires (Teoria, Piano, Composição, Filosofia). Em 1949 fez a primeira audição da Obra para Piano de Arnold Schoenberg ainda em Buenos Aires. Em 1950 voltou para a Europa como regente da Ópera de Viena. A partir daí passou a reger as mais importantes orquestras européias. De 1987 a 1995 foi responsável pela classe de regência do Mozarteum em Salzburg. De 1986 a 1987 ocupou o posto de regente convidado das Orquestras Sinfônicas de Baden-Baden e de Freiburg. Tem participado como regente convidado dos Festivais de Salzburgo, do Festival Internacional de Edimburgo, do Festival de Outono de Paris, Festival de Berlim e outros. Desde 1999 é o regente convidado da Orquestra Sinfônica SWR de Baden-Baden e de Freiburg.

JAHODA, Fritz
Nasceu em 23 de maio de 1909.
Pianista e regente, foi aluno de Edward Steuermann. Foi regente da Ópera de Viena onde se aposentou. É sócio fundador da Bagaduce Music Lending Library, em 1983, juntamente com Marcia Chapman e Mary Cheyney Gould.

KAHN, Erich Itor
Nasceu em 23 de julho de 1905 em Essen, Alemanha e faleceu em 05 de março de 1956 em Nova Iorque, USA.
Pianista, compositor, foi aluno de Theodor Adorno e Arnold Schoenberg. Fundou o Albeneri Trio, em 1941, que se dedicou à execução e divulgação da produção musical contemporânea. O Trio teve os seguintes componentes a partir de 1941:
Piano: Violino: Violoncelo:
Erich Itor Kahn Alexander Schneider Bernar Heifetz
Erich Itor Kahn Giorgio Ciompi Bernar Heifetz
A partir de 1956:
W. Davenny Giorgio Ciompi Bernar Heifetz
Amigo pessoal de René Leibowitz, teve sua biografia e seu catálogo de obras organizados por ele.

KIM, Earl
Nasceu em Dinula, Califórnia, em 06 de janeiro de 1920 e faleceu em maio de 2000.
Filho de imigrantes coreanos, estudou no Los Angeles City College, na Universidade da Califórnia – Los Angeles e na Universidade de Harvard. Seus principais professores foram Arnold Schoenberg, Ernest Bloch e Roger Sessions.
Compositor, recebeu inúmeros prêmios incluindo o Prix de Paris, o National Institute of Arts and Letters Awards . Participou como convidado em cursos de Marlboro, Tanglewood, Aspen Music Festivals e outros. Pianista, preparador vocal e regente, foi o co-fundador e presidente da sociedade Musicians Against Nuclear Arms. Earl Kim se tornou bastante conhecido por seu trabalho em música para teatro, especificamente com textos de Samuel Beckett. No Samuel Beckett Festival em Haia, Earl Kim participou do painel Beckett Music.

KIRSCHNER, Leon
Nasceu em 1919.
Compositor, foi aluno de Schoenberg e mais tarde de Roger Sessions. Desde 1962 é professor de música em Harvard. Como compositor sua música é influenciada não só por seus dois professores, Sessions e Schoenberg, mas também mostra certa afinidade com a música de Bela Bartók e Alban Berg. Kirschner sucedeu Walter Piston como professor de composição em Harvard e durante muitos anos em Mills College, na Califórnia. Entre suas composições pode-se salientar um Concerto para Piano e Orquestra (1953), Duo para Violino e Piano (1947), Sonata para Piano (1948) e Quarteto de Cordas (1949).

KLEMPERER, Otto
Nasceu em 1885 e faleceu em 1973.
Regente alemão, dedicou-se à música sinfônica e também às óperas.
Em 1933 imigrou para os Estados Unidos e tornou-se diretor da Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Atuou como regente convidado em inúmeras orquestras também nos Estados Unidos. Em 1954 retornou à Europa onde fez inúmeras gravações e dirigiu a Orquestra Sinfônica de Londres e a Royal Opera.

KOLISCH, Rudolf
Cunhado de Arnold Schoenberg, excepcional violinista, foi responsável por inúmeras primeiras audições de obras de compositores da música do Século XX, incluindo Bartók, Debussy, Alban Berg e do próprio Schoenberg, de quem foi aluno. Foi o grande amigo de Clara e Edward Steuermann, com quem se apresentou em diversos concertos como duo ou em grupos de câmara. Sua correspondência com Steuermann sempre terminava com lances de partidas de xadrez, que jogavam sistematicamente.
Rudolf Kolisch (Rudi) era casado com a violinista Lorna Kolisch e foi lider do Kolisch Quartet, inicialmente conhecido como Neues Wiener Streichquartett, e mais tarde como Pro Arte Quartet. Suas apresentações e gravações dos Quartetos de Schoenberg são exemplares, tendo executado o Terceiro e o Quarto em primeira audição.
Nasceu em 1896 e faleceu em 1978.

KRENEK, Ernst
Nasceu em 1900 e faleceu em 1991.
Em 1916 começou seus estudos com Franz Schreker, compositor e professor na Academia de Música de Viena. Suas primeiras composições, escritas entre 1916 e 1920, já demonstram estilo próprio diferenciando-se do estilo impressionista de seu professor. Em 1920 Schreker foi nomeado diretor da Academia de Música de Berlim e Krenek seguiu-o, continuando seus estudos na capital alemã. Foi nessa época que se tornou amigo de vários músicos e artistas proeminentes como Busoni, Hermann Scherchen, Artur Schnabel. Essa época representa o seu primeiro período atonal com as 3 Sinfonias e alguns ensaios operáticos. Krenek escreveu em diversos estilos e gêneros. Seu maior sucesso foi a ópera-jazz Jonny spielt auf! (1927). Seu livro “Estudos em Contraponto” (1940) é um manual da técnica dodecafônica para iniciantes, um conceito que Schoenberg não aprovou.

LEIBOWITZ, Mary Jo Van Ingen
Vive em Dilsberg, Alemanha. Casada com Leibowitz, tiveram uma filha, Cora Leibowitz, que também vive em Dilsberg.

LIST, Kurt
Editor da revista “Listen, the Guide to Good Music”.

MONOD, Jacques–Louis
Nasceu em 1927.
Compositor, regente, pianista e professor, estudou particularmente com Olivier Messiaen, René Leibowitz e Roger Desormières.
Formou-se no Conservatório de Paris e na Universidade de Columbia onde obteve seu diploma com distinção. Ensinou principalmente no Barnard College e na Columbia University, assim como em Harvard, Princeton, Brandeis Universities, na Sorbonne e na Juilliard School of Music.
Participou das primeiras gravações de obras de Schoenberg, Berg e Webern e atualmente está escrevendo dois volumes sobre Análise Composicional.

NEWLIN, Dika
Nascida em Portland, Oregon em 22 de novembro de 1923.
Pianista e compositora, admitida precocemente aos treze anos de idade no Curso de Composição ministrado por Arnold Schoenberg na Universidade da Califórnia. Foi a responsável pela tradução do livro “Schoenberg et son école” de René Leibowitz e de alguns artigos de Arnold Schoenberg. Estudou composição com Roger Sessions e Arthur Farwell. Foi o 1o PHD em Musicologia na Universidade de Columbia em 1945.

PARISE, Margherita
Compositora, aluna de René Leibowitz (Margaritta Parissa).

PISTON, Walter
Nasceu em 20 de janeiro de 1894 em Rockland, Maine. Faleceu em 12 de novembro de 1976 em Belmont – Massachussets.
Walter Piston graduou-se em Harvard em 1924 e a seguir estudou em Paris com Nadia Boulanger e Paul Dukas, onde se apaixonou pela música neoclássica francesa e pelas últimas obras de Fauré e Roussel.
O jazz, assim como a música de Bach, infiltraram-se em suas composições desenvolvendo um estilo composicional bastante sofisticado. Entre os vários prêmios que recebeu, salientam-se dois Pulitzers por suas Sinfonias no 3 e no 7, três prêmios da New York Music Critic’s Circle Awards por sua Sinfonia no 2, Concerto para Violão e Quarteto de Cordas no 5.
Piston ensinou em Harvard de 1926 a 1960 e escreveu três livros que são amplamente utilizados em conservatórios e escolas de música: Harmony (1941), Counterpoint (1947) e Orchestration (1955). Entre seus alunos podemos citar Elliot Carter, Leonard Bernstein, Harold Shapero, Arthur Berger.

RATZ, Erwin
Nasceu em 1896 e faleceu em 1973.
Musicólogo vienense, estudou com Guido Adler na Universidade de Musicologia de Viena de 1918 a 1922. Foi também aluno de Schoenberg de 1917 a 1920. Foi secretário da Sociedade Particular de Concertos e secretário de Walter Gropius na Bauhaus. Foi criador de uma morfologia musical e como professor de Academia Musical de Viena formou toda uma geração de músicos.

ROGNONI, Luigi
Diretor de cena de ópera, musicólogo, autor de diversos livros sobre música, inclusive vários sobre Rossini. Amigo particular de René Leibowitz.

SCHNABEL, Artur
Nasceu em 1882 e faleceu em 1951.
Pianista, professor, dedicou-se à execução e ao ensino da música de Beethoven, Schubert e Brahms. Compositor, nunca tocou sua música nem a de outro compositor contemporâneo em público. Conheceu Schoenberg em Berlim, em 1911, e sob sua influência negou as composições de sua juventude, mas em 1914 voltou a compor sistematicamente até sua morte. É considerado um dos maiores intérpretes de Beethoven. Foi o grande rival de E. Steuermann.

SCHÜLLER, Gunther Alexander
Compositor americano, nasceu em 1925. Começou seus estudos de música como trompista; regente, foi presidente da New England Conservatory de Boston de 1966 a 1977.
Muitas de suas obras utilizam-se do jazz, como por exemplo: Variants para quarteto de jazz e Conversations para quarteto de jazz e quarteto de cordas. Entre suas obras, inclui-se a ópera The Visitation, o Concerto Festivo para quinteto de metais e orquestra e Museum Piece, para instrumentos renascentistas e orquestra.

SESSIONS, Roger
Nasceu em 1896 e faleceu em 1985.
Compositor e professor americano, nasceu no Brooklyn, Nova Iorque. Foi aluno de Horatio Parker, que também foi professor de Charles Ives, e em Yale estudou com Ernest Bloch. Deu aulas de 1917 a 1921 no Smith College em North Hampton, Massachussets, de onde saiu para lecionar no Instituto de Música de Cleveland como assistente do próprio Bloch. Em 1928, juntamente com Aaron Copland, organizou os Concertos Copland – Sessions de Música Contemporânea. Falava fluentemente grego, latim, alemão, italiano e russo.
Em 1935, depois de passar alguns anos fora dos Estados Unidos, Sessions ingressou em Princeton. Foi professor de música na Universidade da Califórnia de 1944 a 1952, quando retornou a Princeton. Sua primeira grande obra foi a música incidental para Black Maskers de Leonid Andreyev. Outras obras importantes são: os Prelúdios Corais para Órgão, Oito Sinfonias, um Concerto para Violino, um Concerto para Piano e dois Quartetos de Cordas.
A música de Sessions, inicialmente romântica, tornou-se austera, complexa e extremamente pessoal. Escreveu duas óperas, um livro de harmonia e vários ensaios.

SHAPERO, Harold
Nasceu em 1920. Foi aluno de Walter Piston.

SHERMAN, Russell
Pianista, nasceu na cidade de Nova Iorque e estreou em 1945 no Town Hall. Aos 19 anos graduou-se pela Universidade de Columbia. Iniciou seus estudos de piano aos 11 anos com Edward Steuermann e a relação entre eles, quase de pai e filho, estendeu-se por mais de 15 anos. Em 1959 apresentou-se com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque sob a direção de Leonard Bernstein. Desde então tem atuado com as mais importantes orquestras e gravado intensamente.
Seu projeto mais recente foi a gravação integral das Sonatas de Beethoven com a produção de Günter Schüller para GM Recordings.
Russell Sherman é professor no New England Conservatory e vive em Lexington, Massachussets.

STADLEN, Peter
Nasceu em 1910 e faleceu em 1996.
Pianista, responsável pela primeira audição em 1936 das Variações para Piano op. 27 de Anton Webern, com quem trabalhou e ensaiou essa peça. Em 1979 publicou um relato dessa experiência. A concepção de Stadlen é radicalmente diferente das interpretações derivadas de uma perspectiva serial, e provocou uma série de discussões e controvérsias em torno da interpretação correta da música de Webern.

STEIN, Erwin
Nasceu em 1885 e faleceu em 1958.
Regente, aluno de composição de Schoenberg. Foi colaborador de Schoenberg, arranjador e regente na Sociedade Particular de Concertos em Viena. Trabalhou na Editora Universal em Viena de 1924 a 1938 e na Boosey & Hawkes em Londres a partir de 1938. Sua obra “Novos Princípios Formais”, autorizada por Schoenberg, é a primeira descrição do dodecafonismo.
Foi o responsável, em 1958, pela publicação da correspondência de Schoenberg.

STEUERMANN, Margaret
Nasceu em 1925.
Filha do primeiro casamento de Edward Steuermann com uma de suas alunas, Hilda Merinski. Steuermann imigrou para os Estados Unidos com Margareth, que na época tinha 11 anos. A relação entre ambos sempre foi muito difícil. Vive atualmente em Nova Jersey (N.I.).

STOCKHAUSEN, Karlheinz
Compositor alemão, nasceu em 1928. Depois de estudar com Olivier Messiaen (1952), foi co-fundador do Novo Estúdio de Música Eletrônica da West Deutsche Rundfunk, onde criou obras como Gesang der Jünglinge (1956), no qual a voz humana é combinada com sons eletrônicos.
Criou, posteriormente, obras seriais influenciadas por Anton Werbern, tais como: Momente (1955-57), para três orquestras.
Com a obra Donnerstag (1980), Stockhausen deu início àquilo que denominou de “Ciclo de Luz de Músicas Cerimoniais”, criado para ser executado durante uma semana todas as noites. Três partes deste ciclo foram completadas em 1991.

VIERTEL, Berthold
Nasceu em 1885 e faleceu em 1955.
Poeta, diretor e ator de teatro nascido em Viena, mudou-se em 1927 para os Estados Unidos onde escreveu inúmeros roteiros para o cinema e teatro. Dirigiu em 1945 várias peças de Brecht em Nova Iorque. Retornou à Alemanha em 1949 onde foi diretor do Berlim Ensemble e do Vienna’s Burgtheater.

VIERTEL, Salka
Salka Steuermann, nasceu em 1889 e faleceu em 1978.
Nascida na Polônia, escritora, irmã de Edward Steuermann, casada com Berthold Viertel, poeta e diretor de teatro. Trabalhou muitos anos em Hollywood como roteirista para a indústria cinematogáfica, tendo sido responsável por vários filmes de Greta Garbo, incluindo Rainha Cristina (1933), Anna Karenina (1935) e Conquest (1935).
Ligada a vários diretores e produtores de Hollywood, Salka acolheu em sua casa um grande número de artistas e escritores exilados. Foi extraditada dos Estados Unidos pelo macarthismo, passando a viver em Klosters, na Suíça, onde faleceu.

WALTER, Bruno
Nasceu em 1876 e faleceu em 1962.
Regente alemão conhecido internacionalmente, nasceu em Berlim. Iniciou sua carreira na Ópera de Hamburgo trabalhando sob a orientação de Gustav Mahler. Foi diretor musical da Ópera de Munique até 1922 e mais tarde da Ópera de Berlim e da Ópera de Leipzig. Em 1939 estabeleceu-se nos Estados Unidos onde dirigiu, como regente convidado, as maiores orquestras sinfônicas americanas e a Metropolitan Ópera.

WEBER, Ben
Compositor americano, nasceu em 23 de julho de 1916 em St. Louis e faleceu em Nova Iorque em 1979. Abandonou os estudos de medicina para estudar música. Foi um dos primeiros compositores dodecafônicos americanos, apesar de geralmente ter fortes associações tonais. No início de sua carreira foi incentivado por Schoenberg, Stokowski, Bernstein e Elliot Carter. Seu catálogo de obras inclui uma ópera, música de câmara, inúmeras canções, um concerto para piano, um concerto para violino e outras obras. Suas memórias póstumas, “How I Took 63 Years to Commit Suicide” (“Como eu demorei 63 anos para me suicidar”), ao mesmo tempo filosófica e lasciva, extremamente humana e perversa, são a confissão sem paralelo de um artista que foi premiado com a Guggenheims to Fellow of the National Institute of Arts and Letters.

ZUKOFSKY, Paul
Violinista, nasceu em 1943 e estreou no Carnegie Hall (N.I.) em 1958. Um dos maiores expoentes da música contemporânea para violino, é o diretor do Center for Contemporary Performance Practice, assim como diretor da Colonial Symphony (Madison, N.I.) e coordenador das séries de concertos do Kennedy Center (Washington, D.C.).